No início ou ao final de cada mês é quando a equipe, em especial a Comercial, traça quais serão as metas. Mas como criar o incentivo necessário para atingi-las?
Neste conteúdo, enumeramos 6 passos que ajudarão o seu time e vale tanto para o setor de transporte e logística, como para outras áreas.
1 – Posicionamento do gestor
Cabe ao gestor ou líder incentivar a equipe. A partir de ações positivas, porém reais, e sem pressão, os colaboradores se sentiram entusiasmados.
Nesse processo é importante lembrar sobre a necessidade do feedback da equipe sobre quais tem sido as dificuldades para atingir as metas.
Lembre-se também de trazer novidades para incorporar na rotina de trabalho, a exemplo de dinâmicas em grupo.
Outra forma saudável é promover treinamentos e capacitações, afinal quando tratamos de vendas é preciso estar conectado com as mudanças no perfil dos clientes.
E por fim, seja exemplo. A equipe segue o líder!
2 – Comunicação clara
Como a sua equipe se comunica? Saber responder essa pergunta, orientará na forma correta de passar as informações e evitar os ruídos, ou seja, que as metas não foram atingidas por falta de clareza.
Nesse ponto é necessário ter uma comunicação assertiva e com a linguagem adequada. O uso de termos comuns no setor é uma delas. Os informes devem ser breves, observando que a leitura será mais dinâmica.
Essa comunicação poderá ser feita por e-mail, em murais, monitores, reuniões presenciais ou online e até mesmo pelo WhatsApp.
3 – Metas “pé no chão”
Certifique-se de que as metas sejam desafiadoras, mas alcançáveis. Isso evitará que a equipe se sinta sobrecarregada e aumentará a confiança na possibilidade de alcançar as metas.
Ao longo dos dias observe como está o andamento da equipe. Pode ser a hora de oferecer um suporte para melhorar o desempenho. Alguns clientes ou prospects exigem mais atenção e uma ajuda é sempre bem-vinda.
E esteja aberto para reavaliar as metas, para cima ou para baixo. Elas são como qualquer planejamento estratégico, que necessita de avaliações periódicas e as mudanças fazem parte desse trajeto.
O líder precisa e deve estar disposto a ouvir os problemas e dificuldades. Tenha empatia e expertise para todos os momentos.
4 – Reconhecimento = incentivo
Ao reconhecer os esforços e conquistas da equipe e oferecer recompensas quando alcançam as metas estabelecidas são o gás necessário para continuarem focados e como se diz ‘subir a régua’.
Esse reconhecimento pode ser feito de diversas formas: um agradecimento, uma comunicação interna para que todos reconheça, um bônus e até uma comemoração em equipe.
5 – Rotina
A partir de uma organização das tarefas e uma prática constante das atividades que envolvem o setor será possível atingir as metas.
É natural que no início haja resistência por parte da equipe, mas aos poucos e com os resultados as barreiras serão quebradas
Portanto, faça a estratégia de uma rotina em sua área e, novamente, esteja aberto para alterá-la.
6 – Mantenha a leveza
Sabemos que para algumas pessoas, quando tratamos de metas elas parecem até sentir calafrios. Já outras, isso é um incentivo.
Por isso, independente dos diversos perfis que compõem a sua equipe, crie um ambiente de trabalho positivo e descontraído.
Torne a empatia e a colaboração uma prática diária. É com apoio que as pessoas crescem e destacam o que tem de melhor. Isso traz produtividade, resultados e incentivos.
E na sua empresa, como tem sido o incentivo para atingir as metas?