Você sabe qual a diferença entre tara, peso bruto total e lotação de um caminhão? Essas orientações fundamentais para a manutenção da segurança no transporte de mercadorias e também de passageiros, além de garantir o menor desgaste das rodovias.
Saiba mais sobre esse assunto, nesse artigo.
Informações no chassis
De acordo com a legislação vigente, os veículos de transporte devem carregar uma placa de identificação com as três medidas.
E, para facilitar a visualização das informações e a fiscalização, a lei diz que os dados precisam ser apresentados de maneira padronizada.
A identificação deve ser feita com tinta resistente ao tempo na cor amarela em contraste a um fundo preto. É necessário que contenha letras e números com, no mínimo, 30 milímetros de altura.
Para os veículos novos, os fabricantes e importadores devem fornecer as plaquetas com as devidas informações.
Já no caso dos mais antigos, a exigência pode ser cumprida pelo próprio proprietário, desde que respeite os padrões determinados pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu artigo 117, regulamentada pela Resolução 290/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O que é Tara (T)?
A Tara é o peso do veículo sem carga. Se chega a esse peso a partir da soma dos pesos do chassi, da carroceria, do motor e de todos os componentes mecânicos do veículo.
Também fazem parte desse cálculo:
- O combustível (ao menos, 90% da capacidade do tanque);
- O óleo lubrificante;
- A água do sistema de arrefecimento;
- As ferramentas obrigatórias;
- Os equipamentos instalados no veículo, itens de segurança e os estepes.
O que é Lotação (L)?
A Lotação é uma medida que expressa a capacidade de carga útil. Ou seja, é aquilo que o veículo consegue carregar sem comprometer a segurança, incluindo o motorista e os passageiros (no caso dos ônibus).
O que é Peso Bruto Total (PBT)
O Peso Bruto Total é o máximo que um veículo pode suportar, levando em consideração a soma da Tara (T) e da Lotação (L).
Isso é importante para definir o quanto um caminhão pode aguentar, mas também para calcular a resistência que a pista deve ter para suportar essa carga.
Por conta disso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estipulou em sua portaria nº 63/2009, os pesos brutos totais máximos por veículo conforme a quantidade e os tipos de eixos.
As regulamentações do Denatran
No Brasil, o Denatran, órgão máximo do Sistema Nacional de Trânsito, é responsável por definir os parâmetros técnicos da regulamentação do trânsito de automóveis.
É ele quem diz quais as capacidades máximas que são permitidas legalmente por eixo em cada modelo de caminhão.
Essa determinação é essencial para a manutenção da segurança nas estradas, limitando os pesos transportados. É importante também para a conservação das pistas.
A resolução definindo as capacidades de peso transportado, tanto para a quantidade de eixos quanto para a composição inteira do veículo são essenciais neste sentido. Assim, gera-se menor impacto sobre o chão com melhor distribuição da carga.
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