Tara, peso bruto total e lotação: afinal, o que são estas medidas?

Você sabe qual a diferença entre tara, peso bruto total e lotação de um caminhão? Essas orientações fundamentais para a manutenção da segurança no transporte de mercadorias e também de passageiros, além de garantir o menor desgaste das rodovias.

Saiba mais sobre esse assunto, nesse artigo.

Informações no chassis

De acordo com a legislação vigente, os veículos de transporte devem carregar uma placa de identificação com as três medidas.

E, para facilitar a visualização das informações e a fiscalização, a lei diz que os dados precisam ser apresentados de maneira padronizada.

A identificação deve ser feita com tinta resistente ao tempo na cor amarela em contraste a um fundo preto. É necessário que contenha letras e números com, no mínimo, 30 milímetros de altura.

Para os veículos novos, os fabricantes e importadores devem fornecer as plaquetas com as devidas informações.

Já no caso dos mais antigos, a exigência pode ser cumprida pelo próprio proprietário, desde que respeite os padrões determinados pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu artigo 117, regulamentada pela Resolução 290/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O que é Tara (T)?

A Tara é o peso do veículo sem carga. Se chega a esse peso a partir da soma dos pesos do chassi, da carroceria, do motor e de todos os componentes mecânicos do veículo.

Também fazem parte desse cálculo:

  • O combustível (ao menos, 90% da capacidade do tanque);
  • O óleo lubrificante;
  • A água do sistema de arrefecimento;
  • As ferramentas obrigatórias;
  • Os equipamentos instalados no veículo, itens de segurança e os estepes.

O que é Lotação (L)?

A Lotação é uma medida que expressa a capacidade de carga útil. Ou seja, é aquilo que o veículo consegue carregar sem comprometer a segurança, incluindo o motorista e os passageiros (no caso dos ônibus).

O que é Peso Bruto Total (PBT)

O Peso Bruto Total é o máximo que um veículo pode suportar, levando em consideração a soma da Tara (T) e da Lotação (L).

Isso é importante para definir o quanto um caminhão pode aguentar, mas também para calcular a resistência que a pista deve ter para suportar essa carga.

Por conta disso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estipulou em sua portaria nº 63/2009, os pesos brutos totais máximos por veículo conforme a quantidade e os tipos de eixos.

As regulamentações do Denatran

No Brasil, o Denatran, órgão máximo do Sistema Nacional de Trânsito, é responsável por definir os parâmetros técnicos da regulamentação do trânsito de automóveis.

É ele quem diz quais as capacidades máximas que são permitidas legalmente por eixo em cada modelo de caminhão.

Essa determinação é essencial para a manutenção da segurança nas estradas, limitando os pesos transportados. É importante também para a conservação das pistas.

A resolução definindo as capacidades de peso transportado, tanto para a quantidade de eixos quanto para a composição inteira do veículo são essenciais neste sentido. Assim, gera-se menor impacto sobre o chão com melhor distribuição da carga.

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