5 estratégias para reter clientes

Ter os melhores clientes é o que toda empresa deseja. E quando falamos de transporte isso não é diferente. Mas como reter os clientes nesse setor? Continua a leitura que nós vamos te entregar 5 estratégias poderosas!

Valor

Todos nós somos clientes e é natural que busquemos empresas inovadoras, confiáveis para continuarmos seguindo com elas por muitos anos. Quando isso acontece, a empresa tem a retenção do cliente, que acaba por indicar para outros.

E quando olhamos para o cenário atual, vemos o quanto a competitividade nos obriga a sermos inesquecíveis e estarmos no “top of mind” dos nossos clientes.

Mais do que conquistar novos clientes – sim, eles são extremamente importantes – é preciso manter aqueles que já confiam em nosso trabalho.

Os problemas operacionais ocorrerão, mas devem ser exceção, devem ser vistos como desafios a serem superados para continuarmos no mercado. Nesse processo, vemos que as reclamações devem ser ouvidas e são elas que nos ajudarão a melhorar nossas atividades.

5 estratégidas

Definimos aqui 5 estratégias que consideramos fundamentais no processo de reter o cliente especialmente, em logística e transporte, e como colocamos isso em prática na D&Y.

1 – Atendimento humanizado

Pilar fundamental, mesmo em tempos de uso de robôs, chatbots e outras inteligências artificiais. Pessoas falam com pessoas e isso dá mais segurança e confiabilidade. Daí, a necessidade de treinar a equipe para conversar com o cliente.

Ter a escuta ativa, entender o que o cliente deseja e apresentar soluções. Não abandone a inteligência artificial, que veio para dar agilidade, mas o humano é fundamental.

2 – Fidelidade, o que o cliente ganha?

É muito comum clientes reclamarem que ficaram por anos sendo atendidos por uma empresa e nunca receberam nada em troca, nem mesmo um feliz aniversário. Pois é, a fidelidade ao cliente é um ponto de atenção.

Nesse quesito, os programas de fidelidade podem ser adaptados aos mais diversos segmentos, até mesmo no transporte e logística. Para tanto, faz-se necessário observar o comportamento do seu público e definir como podem torná-los mais fiéis.

Seja um convite para uma visita à empresa ou um evento corporativo, pensado para eles. Um transporte gratuito a partir de um determinado número de cargas transportadas ou no momento da renovação do contrato. Pode ser um programa de recompensas feito em parceria com um fornecedor, por exemplo.

E se ainda tem dúvidas, use pesquisas a fim de saber o que satisfaz os gostos e desejos de seus clientes, direcionando de forma certeira para uma campanha com resultados positivos.

3 – Relacionamento e comunicação

As redes sociais são excelentes formas de se comunicar com seus clientes e também conquistar novos.

A presença nesses canais nos aproxima e chama a atenção para os serviços e produtos. Nesse ponto, é fundamental a constância e de qualidade.

O site deve estar atualizado, os e-mails serem respondidos, o chat ter uma resposta mais ágil. Da mesma forma, o atendimento por telefone deve fazer a diferença.

4 – Feedback do cliente

O que o cliente pensa sobre o seu negócio? O que ele acha que pode melhorar? O que ele sempre elogia?

Às vezes achamos que a relação está clara e fiel, porém nos deparamos com a ingrata surpresa do cancelamento do contrato. Isso acontece, porque não se demonstrou interesse em saber como estava essa retenção.

Uma orientação importante é aplicar pesquisas de qualidade. Envie formulários, solicite reuniões presenciais para ter um contato mais próximo e entender as dores do negócio do seu cliente e quem sabe até agregar mais serviços.

E se ele estiver satisfeito, peça que faça um depoimento. Isso mostra que a fidelidade pode ser utilizada em plataformas que evidenciam como prova, a exemplo do Google Perfil de Empresa (antigo Google Meu Negócio).

5 – Retenção interna

Por fim, além da retenção de clientes externos é necessário termos a retenção dos clientes internos, que são os talentos e parceiros no negócio.

São eles que vestem a camisa e precisam estar alinhados e treinados para o jogo a fim de conquistarmos mais clientes.

Ações internas para valorização e aperfeiçoamento são alguns dos pontos chaves para o sucesso. Afinal não adianta investir no cliente e esquecer de quem está conosco no jogo.

E aí, tudo pronto para reter seus clientes? Aqui na D&Y, os nossos clientes e colaboradores são a razão do nosso trabalho e queremos seguir assim, com retenção e satisfação.

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