A logística é o processo responsável pela gestão de toda a cadeia de suprimentos de uma empresa e desempenha um papel fundamental no seu sucesso, independentemente do tamanho ou setor de atuação.
Desde a compra de matérias-primas até a entrega do produto final ao consumidor, é o elemento-chave que permite às marcas alcançarem seus objetivos estratégicos e atenderem às expectativas dos clientes.
Para melhorar a cadeia de suprimentos e alcançar a excelência logística é essencial entender as três fases de todo processo e como elas são conduzidas para a eficiência e eficácia operacional.
Em um mercado que sofre mudanças a cada momento e é altamente competitivo, a logística desempenha um papel decisivo, na eficiência operacional; satisfação do cliente; expansão de mercado e, porque não dizer, no sucesso financeiro do seu negócio.
Um dos pilares da logística é o transporte, que vai necessitar de uma boa resolução em diferentes etapas, processos e estratégias.
Agora, continue a leitura e conheça as três fases da cadeia logística para a excelência operacional.
Fase de suprimento ou first mile
A primeira fase da cadeia logística é a fase de suprimentos ou como também é conhecida dentro do meio logístico a primeira milha. Esta etapa se concentra na aquisição de matérias-primas, componentes e produtos acabados que uma empresa precisa para operar.
Ela envolve a preparação das mercadorias, embalagem, etiquetagem e transporte inicial para um centro de distribuição ou ponto de consolidação.
Aqui as empresas conseguem:
a) Redução de custos: Com a gestão eficaz dos fornecedores e a negociação de contratos vantajosos, as empresas reduzem os seus custos de aquisição, melhorando o preço final dos seus produtos ou aumentando a sua margem de lucro.
b) Qualidade consistente: Escolher fornecedores confiáveis pode garantir uma qualidade constante dos produtos e materiais, que são utilizados na fabricação dos seus produtos, elevando a satisfação dos clientes.
c) Entrega pontual: Uma gestão eficaz dos fornecedores pode garantir entregas sempre pontuais, minimizando atrasos na produção e consequentes prejuízos financeiros.
Mas é preciso estar atento a algumas armadilhas:
a) Dependência de fornecedores: Uma empresa pode se tornar vulnerável na cadeia de suprimentos se depender muito de um único fornecedor.
b) Flutuações de preços: As mudanças nos preços das matérias-primas e componentes podem afetar os custos operacionais. Por isso, uma boa variedade de fornecedores, possibilita maior poder de negociação dos contratos.
c) Problemas de qualidade: A falta de controle sobre a qualidade dos produtos fornecidos pode levar a problemas de qualidade no produto final. Isso é determinante para as empresas de manufatura de produtos.
Fase intermediária, de produção ou middle mile
A segunda fase da cadeia logística é a fase de produção, onde ocorre a transformação das matérias-primas em produtos acabados. É nessa fase também que estes produtos são movimentados dos centros de distribuição e pontos de consolidação para centros regionais ou de transferência.
É nessa etapa que se consolidam as cargas e as rotas de transporte são otimizadas, com o objetivo de que tudo esteja pronto para a etapa final da logística que é a mais decisiva, pois dela vai depender em grande parte a satisfação do cliente.
Aqui acontecem:
a) Controle de qualidade: A empresa tem mais controle sobre o processo de fabricação, permitindo a detecção e correção de problemas de qualidade. Essa etapa responde por parte importante da experiência de compra do cliente.
b) Customização: A capacidade de entender as necessidades específicas de cada cliente é um coringa que a empresa pode utilizar de forma a otimizar a experiência de compra dos seus clientes.
c) Redução de lead time: A melhoria contínua dos processos de produção podem levar a reduções no tempos de entrega dos produtos, elevando a satisfação do cliente e propiciando a sua fidelização.
Nesta etapa, no entanto, é preciso estar atento a alguns fatores, que vão responder pela capacidade de gerar lucro para a empresa:
a) Custos de mão-de-obra: A produção pode acabar se tornando onerosa por conta do custos da mão-de-obra e despesas de manutenção.
b) Sobrecarga de capacidade: Avalie sua capacidade de produção. Ela pode não ser suficiente para atender à demanda do mercado.
c) Falta de expertise: Algumas empresas não têm o conhecimento e as habilidades necessárias para produzir internamente, todos os componentes do produto.
Fase de distribuição ou last mile
Como o nome indica, essa é a fase final da logística. A terceira fase da cadeia é a fase de distribuição, onde os produtos acabados são entregues aos clientes finais. Essa etapa é decisiva para o bom desempenho da empresa, pois envolve a distribuição direta aos consumidores. Esta pode acontecer em suas casas, locais de trabalho ou pontos de retirada, que são as lojas físicas.
Nesta fase é importante se dedicar a:
a) Proximidade com o cliente: Uma distribuição eficiente permite entregas mais rápidas e reduz o tempo de trânsito. Para isso uma definição inteligente de rotas é a chave.
b) Redução de estoques: Uma distribuição eficiente pode minimizar a necessidade de manter grandes estoques, reduzindo o valor que fica parado.
c) Atendimento ao cliente: A entrega oportuna e precisa, melhora a satisfação do cliente. Portanto, pontualidade e experiência customizada para o cliente são o grande diferencial desta etapa.
Mas existem alguns cuidados a serem tomados:
a) Custo de transporte: Os custos de transporte podem ser elevados, especialmente se houver longas distâncias a percorrer.
b) Complexidade logística: O coordenador do transporte e da entrega de produtos pode ser complicado e sujeito a problemas imprevistos.
c) Risco de danos e perdas: Durante o transporte, os produtos podem ser danificados ou perdidos, afetando a qualidade e a satisfação do cliente.
Para atingir a excelência logística, é importante equilibrar as três fases, otimizando os processos em cada uma delas e garantindo a integração eficaz de toda a cadeia de suprimentos.
Compreender os pontos fortes e fracos de cada fase é o primeiro passo para criar uma cadeia logística sólida e eficiente, que contribuirá para o sucesso da empresa.