O setor de transportes e logística desempenha um papel crucial na economia global, conectando empresas e consumidores, otimizando cadeias de suprimentos e facilitando o comércio internacional. Mas para ter resultado as empresas precisam fazer análises e traçar estratégias.
Entre as inúmeras ferramentas disponíveis, há uma que se destaca. É a chamada Matriz SWOT, ou em português, FOFA.
Nesse artigo, nós explicamos como ela contribui para que o transporte e a logística se tornem cada vez melhor.
Análise estratégica
A Matriz SWOT, que é um termo em inglês e foi traduzida em português para FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) tem como função fazer uma ampla análise a fim de identificar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo da empresa.
As respostas a essa avaliação – tanto em âmbito interno como externo, sempre de forma muito clara e sem ressalvas ou mentiras – permite que se identifique o mercado e como pode-se competir e melhorar o desempenho frente a outros concorrentes.
Aplicação
Essa é uma atividade feita por um consultor ou mesmo pelo gestor interno ou uma empresa contratada. Aqui elencamos alguns exemplos da aplicação, que varia conforme o momento do negócio.
1. Forças:
Infraestrutura Eficiente: Empresas com uma infraestrutura robusta de transporte terrestre, se apresentando com mais força para conquistar clientes.
Tecnologia Avançada: Utilização de sistemas de rastreamento, IoT e software de gestão logística para otimização de operações otimizam seus processos e custos.
Rede: Empresas que têm uma presença maior territorialmente podem oferecer soluções de transporte eficazes.
2. Fraquezas:
Dependência Tecnológica: A dependência sem limites e com excesso de sistemas tecnológicos pode ser uma vulnerabilidade em caso de falhas ou ataques cibernéticos.
Gestão Deficiente de Estoque: Problemas na gestão de estoque podem levar a atrasos e custos adicionais.
Altos Custos Operacionais: A exemplo de combustíveis e manutenção de frota, podem reduzir a lucratividade e inviabilizar o negócio e até ampliações.
3. Oportunidades:
Crescimento do e-commerce: A expansão aumenta a demanda por serviços de transporte e entrega.
Inovações Tecnológicas: O desenvolvimento de novas tecnologias, como veículos autônomos e drones, pode criar novas oportunidades de negócios.
Sustentabilidade: A crescente preocupação com o meio ambiente cria oportunidades para empresas que investem em práticas sustentáveis e aplicam a ESG.
4. Ameaças:
Concorrência Acirrada: A presença de outras transportadoras de pequeno ou maior porte.
Regulamentos Governamentais: Mudanças nas regulamentações de transporte e logística.
Eventos Inesperados: Desastres naturais, pandemias, mudanças governamentais ou crises econômicas podem interromper as operações de transporte e logística.
Conclusão:
Com esse panorama geral é possível traçar as melhores estratégias, lembrando que a aplicação pode ocorrer para diversas áreas da organização e ser repetida conforme as necessidades ou mudanças internas.
As empresas, como a D&Y, que aplicam essa e outras ferramentas estratégicas são capazes de identificar pontos fortes a serem aprimorados, fraquezas a serem corrigidas, oportunidades a serem aproveitadas. E quem sai ganhando é o cliente.