7 termos de logística que você precisa conhecer

Todos os setores têm termos próprios, e na logística não é diferente. Nesse artigo, nós vamos apresentar 7 termos mais usuais e assim ficar mais tranquilo no momento de se comunicar com seus parceiros, fornecedores e clientes.

1. Supply chain

Ou cadeia de suprimentos, engloba desde pessoas, recursos e fornecedores essenciais da produção — de sua fabricação até a entrega ao cliente final — formando um amplo processo.

Aqui se vê a importância da perfeita gestão logística e cadeia de suprimentos em todos os negócios.

2. ERP

Esse software de gestão empresarial é capaz de auxiliar em inúmeras funções, contribuindo para a eficiência, segurança e organização dos recursos.

Por meio da coleta de informações globais da companhia, o sistema processa os dados e os transforma em relatórios gerenciais. Com os resultados de todos os setores integrados é possível tomar decisões que impactam na operação do negócio – a exemplo do tempo gasto nas operações de transporte.

3. Armazém

É aqui que o Grupo D&Y tem operado fortemente, pois sabemos o quanto o armazenamento impacta na viabilidade de um negócio. Assim, as cargas têm um tempo definido para chegada e saída.

Nos espaços projetados é possível armazenar os mais variados produtos – têxteis, eletroeletrônicos, cosméticos, farmacêuticos – sempre obedecendo as orientações previstas pelas autoridades sanitárias e legislações vigentes.

Vale destacar que os armazéns são essenciais também para a regulação do fluxo de mercadorias, como no caso dos e-commerces, que dependem da venda para que seja feita a entrega.

4. Centro de Distribuição (CD)

Apesar da semelhança, os centro de distribuição são diferentes dos armazéns. A função dos chamados CD´s é distribuir para vendedores diretos e regionais.

Dessa forma, a carga pode ser recebida de maneira consolidada, armazenada e depois fracionada.

Daí, a localização torna-se um grande diferencial. Regiões estratégicas, cortadas por vias de fácil fluxo e possibilidade de guardar grandes estoques estão entre os mais procurados.

5. Custo logístico

Todos os gastos que envolvem o amplo e complexo setor de transporte e logística estão reunidos aqui.

O custo logístico envolve desde o estoque, passando pelo armazenamento, distribuição até o transporte, em si.

Nesse quesito é essencial ter a presença de um profissional preparado, conhecedor de todos os parâmetros que determinam os valores do negócio, bem como sua lucratividade e viabilidade.

6. Fulfillment

Nós já falamos sobre o Fulfillment, no artigo “O fulfillment chegou para ficar” (clique para ler).

Na tradução livre, fulfillment seria cumprimento. Ou seja, o cumprimento, incluindo a armazenagem de produtos, preparação para envio e entrega ao cliente.

No contexto do e-commerce, a logística e o transporte desempenham papéis importantes no fullfilment, garantindo que os produtos sejam armazenados e entregues de maneira eficiente e segura ao destinatário final.

7. Paletização

Esse método de organização, adotado também pela D&Y, permite a gestão de estoque com o uso de paletes e de empilhadeiras, deixando todos os produtos organizados e empilhados.

Entre suas vantagens está a otimização do espaço de forma vertical, o que garante guardar grandes volumes de cargas de maneira mais eficiente.

 

São muitas as inovações e novos termos são incorporados ao que podemos chamar de dicionário do setor de transporte e logística, periodicamente. Aos profissionais cabe manter-se atualizado e assim oferecer o melhor para seus clientes.

Se essas informações foram importantes para você, compartilhe e venha conhecer mais dos serviços do Grupo D&Y.

×