Otimizar e reduzir os custos logísticos é um desafio importante para a maioria das empresas, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo.
A boa notícia é que existem estratégias eficientes de gestão logística que podem ser adotadas para obter melhores resultados e liberar recursos para investir em outras áreas prioritárias do negócio.
Para ajudar você nesse processo, preparamos este artigo com algumas medidas essenciais.
O que são custos logísticos
São, basicamente, os gastos envolvidos em todas as atividades relacionadas à gestão e movimentação de produtos, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.
Um estudo realizado pela Ilos, empresa especialista em estudos de logística e supply chain, apontou que os custos logísticos no Brasil equivalem a mais de 10% do PIB do país, com forte influência da atividade de transportes.
E quando olhamos para dentro das companhias, esses custos podem representar uma grande fatia de suas operações, a depender do setor e do tipo de negócio. Daí, a importância de conhecê-los e gerenciar de forma eficiente a fim de garantir a rentabilidade.
Os 5 principais custos logísticos:
- Transporte: são todas as despesas relacionadas ao movimento físico de bens de um local para outro, como frete, combustível, pedágios, manutenção de veículos, seguro de transporte e carga, entre outros.
- Armazenagem: do aluguel de espaço, passando pelos custos de manutenção de instalações, equipamentos e sistemas de segurança, além de despesas com mão de obra para operação do armazém.
- Processamento de pedidos: refere-se às despesas com a realização de processos como picking, packing, ou seja, separar e embalar, inspeção de qualidade e emissão de notas fiscais. Além de mão de obra, equipamentos, tecnologia e instalações.
- Gerenciamento de estoque: inclui a administração, sistemas operacionais de gerenciamento, além de custos de oportunidade devido à alocação de capital em estoque.
- Gestão de pessoas: da seleção, treinamento, além de salários e benefícios necessários para ter os melhores profissionais.
Como reduzir e otimizar
Como em outras áreas do seu negócio, o planejamento é parte essencial quando tratamos de reduzir e otimizar os custos que relatamos anteriormente.
Então, comece com esses 3 passos:
1) Planejamento logístico
Defina o orçamento, incluindo dos tributos até a margem de lucro. Dessa forma, fica mais fácil ter o controle das despesas, custos e investimentos.
E lembre-se que planejamento não deve ser ‘engessado’, portanto, avalie os resultados e fique aberto para revisões conforme os cenários do mercado e as novas perspectivas.
2) Controle o estoque e armazenagem
A adoção de sistemas operacionais eficientes contribui de forma significativa para esse controle. Dessa forma, evita-se o desperdício e otimização do armazenamento, já a partir da entrada dos produtos até o destino final.
3) Otimize seu transporte de cargas
Tenha uma equipe de tecnologia própria ou terceirizada para auxiliar nessa etapa. Ao ter maior visibilidade e monitoramento constante dos indicadores para melhorar a performance.
Por fim, busque parcerias e soluções B2B. Assim, você verá que não está sozinho e com outros fornecedores e parceiros terá melhores resultados em logística.