Conheça os principais tipos de embalagens para o transporte

A segurança das cargas depende de vários fatores, entre eles está o tipo de embalagem utilizada para o armazenamento e transporte.  

Mas você conhece todos os tipos de embalagens disponíveis no mercado? 

Existem diversos tipos de embalagens no mercado, cada uma com suas características específicas.

Por isso, separamos aqui os principais tipos de embalagens para o transporte, para que você possa escolher a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe!

Proteção

A escolha da embalagem deve seguir alguns parâmetros que visam a proteção da mercadoria transportada e todas as etapas de movimentação. 

Entre as vulnerabilidades mais comuns estão: 

  • Quedas e impactos;
  • Esmagamento e Compressão;
  • Oxidação;
  • Vibração e choque. 

Contudo, ao fazer a escolha mais apropriada, considerando o tipo de produto, as chances de danos são reduzidas. 

Categorias

As embalagens estão divididas em 5 categorias. Confira quais são elas: 

  • Primárias: são as que tem contato direto com a mercadoria. Caso do vidro que embala um suco, um perfume, entre outros líquidos. 
  • Secundárias: em geral, são maiores e têm a finalidade de proteger a embalagem primária, para assegurar a integridade do produto durante o transporte e o manuseio. Um exemplo é a caixa de papelão que preserva a embalagem primária.
  • Terciárias: comporta uma quantidade muito maior de mercadorias. Nesse caso, reúne a embalagem de madeira, papelão, plástico ou outro material que contém várias embalagens secundárias.
  • Quaternárias: auxiliam durante a movimentação das cargas. A exemplo dos paletes. 
  • Quinquenárias: modelos de embalagens especialmente utilizados para trajetos mais longos, a exemplo dos contêineres.

Tipos de embalagens

As embalagens fazem parte da história. De conchas marinhas e cascas de coco, passando pelas cestas de fibras naturais, a evolução dos materiais acompanha as mudanças da humanidade.

No Brasil, por exemplo, a produção de embalagens cresceu a partir da década de 70, acompanhando as tendências mundiais. Porém há registro de fábrica de vidros para embalar no século XVII. 

A busca por novos materiais é permanente, entretanto há algumas embalagens que permanecem e são muito indicadas no transporte. 

Confira a lista dos principais componentes, suas características e utilização. 

  1. Papelão

As embalagens de papelão começaram ser produzidas em 1856, pelos ingleses, Healey e Allen que obtiveram uma patente para o primeiro uso conhecido de papelão ondulado. Mas somente, em 1871, o papelão ondulado passou a ser usado para empacotar produtos. Ideia do americano Albert L. Jones. 

Nos mais diversos tamanhos, formatos e tipos, estão entre as embalagens mais utilizadas pela indústria, por ocuparem pouco espaço de armazenamento, serem leves e 100% recicláveis e biodegradáveis.

  1. Plástico

Assim, como o papelão, as embalagens plásticas permitem serem moldadas nos mais diversos tamanhos e formatos. 

A evolução desse material passa principalmente pela sua composição, que pode ser de: 

  • Poliestireno;
  • Polipropileno;
  • Policloreto de vinila, conhecido como PVC;
  • Polietileno de alta densidade (PEAD);
  • Polietileno (PET).
  1. Madeira

Também entre as embalagens mais antigas da história, a madeira se destaca por ser mais pesada e aguentar quantidades maiores.  

É possível encontrar no formato de caixas, barris, paletes e bobinas. Além de ser um material de fácil reciclagem. 

  1. Vidro

Quando pensamos no transporte de líquidos ou materiais pastosos e úmidos, o vidro surge como uma ótima opção. 

A embalagem se destaca no mercado dos alimentos, cosméticos e farmacêutico. E, além de ser 100% reciclável, o vidro é muito bem aplicado para embalagens retornáveis.

Vale lembrar que o seu uso teve início em 7.000 A.C. pelos sírios, fenícios e babilônios. 

  1. Alumínio

O crescimento da indústria do alumínio aconteceu no início do século XX, para substituir o estanho.  

Seu material protege contra umidade, odor, luz e ferrugem. Por isso, é indicado para aquecimento e resfriamento, a exemplo dos alimentos – bebidas e comidas congeladas – e por laboratórios farmacêuticos.

O lado negativo é que a extração da bauxita para a produção do alumínio é altamente poluente. O lado positivo é que o alumínio está entre os materiais mais reciclados no mundo. Só no Brasil, 98% das latinhas são recicladas. 

  1. Isopor

O EPS Isopor® é um dos materiais mais utilizados por diversos setores da economia e da indústria. Entre suas propriedades estão a leveza, o isolamento térmico, a resistência mecânica e a sustentabilidade.

Muito utilizado no ramo alimentício, seu material possibilita o acondicionamento correto dos alimentos naturais e processados devido à sua alta durabilidade e baixa absorção de água.

O poliestireno expandido também é amplamente utilizado nos setores de:

  • Eletroeletrônicos, 
  • Saúde, para embalar e acondicionar medicamentos e vacinas; 
  • Construção civil.  
  1. Laminada

Sua espessura é fina, ideal para armazenar e transportar produtos e objetos leves. Apesar disso, as embalagens laminadas contam com barreiras, compostas de materiais diversos como polietileno, polipropileno, BOPP ou poliéster, que garantem maior durabilidade. 

É muito fácil encontrar essas embalagens em pacotes de biscoitos, café, leite em pó, entre outros produtos. 

Partiu transportar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre proteção, categorias e tipos de embalagens é importante destacar ainda dois pontos fundamentais, na hora do transporte. 

1. Escolha uma empresa séria em todas as etapas: do recolhimento, passando pelo armazenamento, transporte e entrega da mercadoria.

2. Certifique-se de que a transportadora segue as normas e os requisitos legais: existem diversas normas regulamentadoras para o transporte de produtos, assim como para o manuseio e o armazenamento. Porém, muitos gestores, por não conhecerem as regras, acabam violando leis e podem pagar multas ou até mesmo ter os produtos confiscados.

Se esse artigo foi importante para você, compartilhe com sua equipe. E para saber mais sobre os nossos serviços, agende uma conversa com a nossa equipe. 

×