O Fulfillment chegou para ficar

O processo de Fulfillment é relativamente novo no mercado, mas segundo analistas da área de estratégias de negócio, chegou para ficar. Mas você sabe o que significa e como pode impactar positivamente os negócios? Nesse artigo, nós vamos explicar.

Em bom português

Na tradução livre, fulfillment seria cumprimento. Ou seja, o cumprimento, incluindo a armazenagem de produtos, preparação para envio e entrega ao cliente.

No contexto do e-commerce, a logística e o transporte desempenham papéis importantes no fulfillment, garantindo que os produtos sejam armazenados e entregues de maneira eficiente e segura ao destinatário final.

Isso pode incluir tarefas como:

  • Armazenamento de estoque em centros de distribuição;
  • O empacotamento e etiquetagem de produtos;
  • Escolha de transportadoras;
  • Monitoramento das entregas.

O objetivo é fornecer ao cliente uma experiência de compra satisfatória e conveniente.

E para que esta satisfação seja realmente assegurada para o seu cliente, é necessário fazer com que todos os processos de sua empresa, sejam cumpridos da melhor forma possível.

A D&Y viu nessa proposta de trabalho, uma forma de diferenciação no mercado e de fidelização do seu cliente. Por isso, está implementando essa conduta em todos os seus processos de transporte e logística.

Mas afinal como funciona o fulfillment?

Na prática é a automatização e simplificação de todos os processos necessários ao melhor funcionamento possível da sua empresa.

O objetivo é realizar um atendimento diferenciado e proporcionar uma experiência única para o cliente. E é basicamente isso que todo empresário busca, não é mesmo?

Contudo, o grande desafio aqui é conseguir simplificar e, com isso, otimizar a cadeia de atendimento.

Para que tudo aconteça da forma como planejou, é necessário sincronizar ao máximo a operação online com a offline.

Dessa forma, a experiência proporcionada será a melhor possível, fazendo com que o cliente tenha satisfação com:

  • o serviço prestado;
  • o valor pago;
  • a presteza da entrega;
  • a disponibilidade do pós-venda.

O somatório de tudo isso é no final das contas o que os especialistas chamam de fulfillment.

Modelos de Fulfillment

Existem três modelos:

  • Dropshipping – nesse método o prestador do serviço, tem diferentes fornecedores de produtos e assim que um pedido é realizado, ele aciona um dos fornecedores, que fará o envio do produto ao cliente.
  • Próprio ou interno – aqui todo o processo é realizado dentro da empresa através de uma central de fulfillment, que controla as ações de automação dos processos através de plataformas de softwares.
  • Terceirizado – a empresa conta com parcerias especializadas em fulfillment, que vão fazer o gerenciamento de todo o processo da sua central, armazenando, preparando e enviando os pedidos.

Do pedido à entrega, conheça as fases

Como já dissemos, o fulfillment engloba outros processos dentro da empresa.
Sendo assim, ele terá impacto desde a realização do pedido até a entrega efetiva do produto ao cliente.

Assim, para organizar a sua central, existem algumas etapas a serem seguidas.

  • Estoque – Nessa etapa devemos prestar atenção a alguns pontos. Primeiro é necessário um bom local para armazenamento dos produtos. Com processos para entrada e saída bem definidos.

Além disso, é bom ter uma plataforma de controle de estoque e inventário, que possa emitir relatórios atualizados a qualquer momento.

  • Pickup ou separação – É uma etapa muito importante. Aqui se faz a separação e conferência dos pedidos, para que o produto certo seja entregue ao cliente certo no menor tempo possível.

A depender do tamanho do seu negócio será necessário implementar um sistema automatizado, que permita processar um número grande de pedidos diários.

  • Embalagem – Uma etapa que precisa ser bem planejada e que deve seguir à risca as normas e padrões da empresa. Afinal, muitas vezes a própria embalagem do produto é um diferencial da marca.
  • Transporte – Chegou a hora de entregar o produto. Por isso, essa é uma etapa que deve estar integrada ao sistema da empresa para que permita o rastreio em tempo real.

Outro ponto importante é o método que será empregado pela empresa. Que pode variar, como já dissemos entre o dropshipping, o próprio ou o terceirizado, dependendo do modelo de negócio escolhido.

  • Pós-entrega – Como último elo da cadeia de processos, atenção! Muita gente peca exatamente nesse passo. Aqui é necessário criar uma cultura de acolhimento.

Uma forma de logística reversa é fundamental. Ter como receber os produtos devolvidos com rapidez é elogiável. Poder fazer a sua análise quando necessário também é algo desejável.

Nessa etapa é preciso ter um fluxo de reabastecimento que cubra uma eventual falha dos processos e o descarte ou reciclagem de produtos defeituosos.

Quais os benefícios dessa ferramenta de gestão?

Um dos maiores benefícios do fulfillment é tornar as entregas dos produtos mais rápidas. Bons exemplos disso estão no mercado nacional e internacional.
Isso só é possível, porque as empresas conseguem diversificar as suas centrais de atendimento.

São os centros de distribuição menores em locais diversos, garantindo uma melhor cobertura e agilidade na entrega.

Finalmente, se você pensa em implementar essa ferramenta em sua empresa a nossa dica é: estude bem o seu negócio e evite fazer grandes investimentos desnecessariamente.

Se a sua empresa tem dimensões mais modestas no mercado, faça a opção pela terceirização.

Ela possibilita que você foque no seu negócio, deixando a administração das centrais por conta de pessoal especializado no assunto, poupando além do seu tempo, o seu dinheiro.

E se quer saber mais sobre fulfillment, a D&Y está pronta para te atender. Fale conosco!

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