Você sabe a diferença entre carga fracionada e lotação?

Quem vê um caminhão lotado de mercadorias, na maioria das vezes não imagina como funciona o serviço de transporte. Por isso, nesse artigo nós vamos explicar qual a diferença entre carga fracionada e lotação. 

É comum as pessoas confundirem essas duas modalidades de carga. Mas, se você precisa contratar uma transportadora é importante saber disso. Continue a leitura!

Volume é diferente de variedade

Primeiramente, saiba que volume transportado é diferente de variedade e destinos dos produtos transportados.

Lotação: se você tem um caminhão repleto de um mesmo produto sendo levado para um mesmo lugar, esse transporte é considerado uma carga lotação. Também chamada de carga fechada. 

Mesmo se a carga não for completa, mas for exclusiva, ela receberá essa denominação.

Fracionada: se você tem o mesmo caminhão lotado, mas com diferentes produtos e quantidades, enviadas por diferentes remetentes e destinadas a diferentes recebedores, ela é considerada uma carga fracionada.

Como funciona a Lotação na prática?

Na prática, a carga fechada ou lotação, é feita com a utilização de apenas um caminhão, que é carregado com o produto e entregue diretamente ao destinatário, sem a necessidade de outras etapas.

São menos burocráticas, por isso são as cargas preferidas dos operadores logísticos, e, normalmente, mais rápidas. 

É importante salientar que o seu custo é maior, especialmente, se o cliente não utilizar toda a capacidade de carga do caminhão – seja por peso ou por volume.

Isso porque, além do custo do transporte em si, existem ainda outros custos embutidos. A exemplo de mão-de-obra e despesas com combustível e pedágios.

Elas são ainda as formas mais utilizadas para:

  • Entregas urgentes;
  • Produtos específicos em grandes quantidades;
  • Mercadorias que demandam a utilização de equipamentos especiais para a sua carga e descarga. 

Etapas da carga Fracionada

Como já dissemos antes, a carga fracionada é aquela que contém diferentes tipos de produtos para diferentes destinatários, em um mesmo transporte. 

Esse serviço é composto de quatro grandes etapas, confira: 

1 – Coleta

Esse primeiro passo consiste em fazer o recolhimento da mercadoria a ser transportada. Para isso, utiliza-se os caminhões menores, próprios para o serviço dentro das cidades. 

Esses veículos retiram as mercadorias nos remetentes e levam para o galpão da transportadora ou de um parceiro regional.

2 – Triagem

Nessa etapa as equipes dos galpões fazem a identificação e separação dos lotes que vão para cada destino, distribuindo-os pelas rotas correspondentes. 

Em seguida, os lotes são carregados nas carretas correspondentes, que levarão as cargas para o galpão de distribuição no destino.

3 – Separação

Depois de recebida, a carga é desembarcada, separada por destinatário e colocada à disposição para a distribuição. Após a designação das rotas de distribuição, as mercadorias são entregues. 

4 – Entrega

Nessa última etapa, os clientes recebem as cargas. Lembrando que para isso foi feito um plano de rota, a fim de garantir a agilidade na entrega. 

A carga fracionada tem a seu favor o fato de conseguir o melhor aproveitamento do espaço e capacidade do veículo de transporte. 

A transportadora responsável pela entrega, terá, além do seu produto, outros produtos que deverão ser entregues na mesma região que você reside. 

Dessa forma, todos são colocados no mesmo veículo que cumpre uma rota pré-determinada e fará a entrega do seu produto na sua residência ou na loja que fará a sua revenda.

Por ter uma cadeia de várias rotas, a carga fracionada acaba por demandar um maior tempo para que seja entregue. É preciso considerar esse fato ao escolher o tipo de transporte que deseja. Se houver urgência, não é o mais indicado.

E por último, vale lembrar que antes de contratar uma transportadora, conheça o seu histórico. Conheça os clientes e se estão aptos para atender a sua demanda. 

Se você tem interesse em saber mais sobre o trabalho da D&Y Transportes e toda a cadeia do setor de transporte, acompanhe também o nosso Instagram

1 comentário em “Você sabe a diferença entre carga fracionada e lotação?”

Comentários encerrados.

×