Como funciona o Termo de Isenção de Avarias.

Quando uma empresa contrata uma transportadora, ela deve indicar ao responsável qual tipo de carga será transportada. Essa indicação é importante, pois a depender do tipo de mercadoria a ser enviada, a empresa irá exigir a assinatura de um Termo de Isenção de Avarias.

Em última instância, este documento isenta a transportadora de eventuais prejuízos ou avarias na carga durante o tempo em que a mercadoria estiver sob os seus cuidados.

É interessante observar que essa exigência não recai sobre toda e qualquer carga, mas somente sobre aquelas cuja fragilidade, na avaliação da empresa de transportes, é muito grande e representa um risco.

Por isso, é muito comum que esse documento seja exigido nos casos em que a transportadora seja contratada para trabalhar com produtos e materiais que não fazem parte do seu perfil de carga, tais como: vidros, químicos e latarias, entre outros.

Condições

No termo constarão instruções e condições, que envolvem o manuseio responsável dos itens a serem transportados e a empresa se exime do pagamento de indenização ou reparo do produto e da responsabilidade de uma eventual avaria.

Assim, em caso de riscos, raspões, arranhões, amassados ou quebras em parte ou na totalidade das peças, não têm o seu valor reembolsado, pois estas são consideradas altamente frágeis ou têm a segurança de sua embalagem questionada.

Aliás, falando em embalagem, temos um artigo aqui no blog (clique para ler) que trata dos modelos e quais utilizar a depender da mercadoria a ser transportada. Vale a leitura!

Por outro lado, uma vez assinado o termo de isenção, a empresa continua com o seguro da carga ativo.

Então, no caso de acidentes com o veículo de transporte, a carga extraviada ou roubada, os valores relativos à indenização continuam valendo. Eles serão calculados com base nos valores expostos na nota fiscal.

Ciência

A assinatura do termo indica que o contratante tem conhecimento do acordo e que está de acordo. Ou seja, a partir deste ponto, tudo que acontecer com a carga em termos de avarias pontuais, não será de responsabilidade da transportadora que estará livre do pagamento de qualquer tipo de indenização, sobre os danos ocorridos.

Sabemos que pode parecer estranho, mas esse termo é uma garantia para todos. Afinal, como está no ditado popular: o combinado não sai caro.

Por fim, fique tranquilo, pois em caso de dúvidas, o nosso time entra em campo para te ajudar.

×