O setor de transportes está em constante evolução. Como em outras áreas, as novas tecnologias e tendências chegam de forma exponencial e impactam diretamente o mercado.
Diante desse cenário, é importante estar atento aos rumos que o setor pode tomar, a fim de se preparar para os próximos anos.
Neste conteúdo, vamos abordar algumas das principais tendências do setor de transportes, segundo especialistas. Acompanhe!
Muito mais do que apenas veículos
Primeiramente, vale destacar que o futuro do transporte vai além dos veículos. O uso da Inteligência Artificial, aliado à aplicação nos modais, permite um avanço na logística com processos automatizados e modernos.
Observa-se o crescimento e usabilidade dos conceitos de:
- Full Commerce: é o modelo de gestão em que o empresário terceiriza planejamento, consultoria, segurança, meios de pagamento e, claro, transporte do seu negócio.
- Same day delivery: é a modalidade que entrega o pedido ao cliente no mesmo dia da compra. Muito utilizada no e-commerce.
- Logística verde: também conhecido como eco logística, é o conjunto de medidas e ações sustentáveis nos processos logísticos causando menos impactos ao meio ambiente.
- Logística reversa: é o conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo, reaproveitando e dando a destinação correta aos resíduos.
Esse conjunto reverbera também em toda a sociedade, com mudanças no estilo de consumo, impactando diretamente o meio-ambiente e a economia.
Outro ponto importante é o trabalho colaborativo do setor de transporte. A união entre empresas, o desenvolvimento de soluções e o apoio governamental devem estar entrelaçados. Só assim, veremos resultados concretos nos processos logísticos, especialmente quando tratamos de Brasil, com sua extensa malha viária.
Para as indústrias, a terceirização da logística de transporte é um caminho sem volta e com ótimas perspectivas para todos os envolvidos.
Ao terceirizar esse serviço, a empresa entrega o transporte a quem entende do assunto.
Futuro = agora
Após o período de estagnação causado por dois anos de pandemia, vê-se boas perspectivas para os próximos anos, inclusive com projetos em andamento para melhorar o modal rodoviário e até ferroviário.
São caminhos a serem percorridos para o futuro, que começa agora, a fim de acelerar a economia nacional e os cenários positivos para o transporte de cargas nacional.